Festival de Talentos



 Sobre o Festival:

  O Festival de Talentos é um evento que acontece anualmente e evolve toda a comunidade escolar. É um trabalho integrado que começa a ser planejado no início do ano letivo, envolvendo todas as       áreas do conhecimento. 

  Os professores e alunos trabalham algumas atividades lúdicas como: a pesquisa, o teatro, a poesia, a dança, a paródia entre outros. A pesquisa, inicialmente é atividade base de todo trabalho, pois ela fornece subsídios para o desenvolvimento das demais atividades. 
(VIII Festival de Talentos em 2005)
  Por meio da pesquisa, os professores e alunos interagem com temas específicos, sobre o tema geral, trazendo conhecimento descoberto, que posteriormente, serão socializados com toda a comunidade escolar no festival. Nesse processo a poesia integra a produção escrita, a oralidade, com a expressão artística e o principal objetivo é a criatividade do aluno na construção de seu conhecimento. 

  O teatro envolve dramatização, interpretação e imitação de personagens e programas artísticos, elaboração de histórias e textos, a partir de expectativas da realidade sócio-cultural dos alunos. A dança como uma manifestação das diversas expressões culturais ligadas à imigração e atualidade, com a criação de coreografias pelos próprios alunos. 

  As paródias evidenciam também a criatividade, o talento musical, produzido através da interpretação da música, tratando da realidade. A apresentação dessas atividades acontece nos meses de agosto ou setembro, em dois dias distintos. 

  Este evento se tornou um dos momentos mais esperados e apreciados por todos. Durante todo o processo, pudemos avaliar alguns pressupostos, que foram sendo identificados na concretização desta atividade, dentre eles: integração entre os professores, alunos, administração, funcionários, pais e demais pessoas envolvidas na comunidade; o planejamento integrado, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, através de uma prática interdisciplinar. 

Festival de Talentos em 2012

  O tema do Festival em 2012 foi Olimpíadas de Londres, onde cada sala teve que representar um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário