Sobre a Escola

Localização
Rua Nicolau Hassmann, nº 150
Bairro Guarani-Brusque-SC
cep 88350-665
Fone: (47) 3351-2923

História
  A nossa Escola, "João Hassmann” é atualmente considerada uma das maiores instituições da rede municipal de Brusque, sendo a única que oferece o Ensino Médio. Iniciou suas atividades em uma pequena casa particular do bairro, situada à rua Rio Branco, no ano de 1954, com 54 alunos, chamada de Escola Mista Municipal. 

  Suas primeiras professoras foram a Srta. Benta Hildegardes Silva e Sra. Regina Amélia G. Carneiro.Foi exatamente no dia 13 de março de 1954, que a nossa escola iniciou a sua história, como também foi criado o primeiro Círculo de Pais e Professores, conhecido hoje como APP – Associação de Pais e Professores,
que já desde aquela época tem por objetivo a união entre a escola e a família, visando o bem-estar das crianças e adolescentes e o bom funcionamento da escola, num clima de harmonia, compreensão e solidariedade.

  Portanto, a preocupação em integrar a família e a escola em direção a um atendimento de qualidade no ensino, foi sempre uma preocupação e necessidade presente neste contexto educativo.
Foi, nesse clima de solidariedade entre escola e família, que se iniciou a busca coletiva pela aquisição de um terreno para a construção do prédio da escola. O terreno foi doado pela Sra. Maria Hassmann, filha do Sr. João Hassmann. Assim, em sinal de agradecimento, o nome João Hassmann foi dado á nova escola.

  Em 1957, a Escola Mista que atendia, até aquele momento, todos os alunos em uma pequena casa particular, todos no mesmo espaço de uma sala de aula, passou, a ser denominada "Escola Reunida Municipal João Hassmann", em que foi construída uma sala de aula para cada série. Em 1961, a Escola Reunida passou a ser denominada de Grupo Escolar "João Hassmann". 

  Já em 1966, devido ao crescimento do número de alunos, o
Grupo Escolar recebe da administração municipal um novo prédio, dispondo de: sete salas de aula, secretaria e cozinha.
Em 20 de julho de 1974, por meio de um decreto municipal, o Grupo
Escolar foi transformado em Escola Básica Municipal "João Hassmann" e passou a atender também crianças em idade pré-escolar. Essa transformação ocorre devido a expansão industrial e a forte demanda das famílias para o mercado de trabalho.

  A escola inaugurou, então, o seu Pré-Primário que, na época, destinou-se a um período preparatório para o ingresso das crianças na 1a série. Já no Ensino Fundamental houve a implantação das séries subsequentes 5a a 8a série.

  No final da década de 80 e no início dos anos 90 mais mudanças
significativas. Em 8 de março de 1989, um outro decreto municipal,transforma a Escola Básica Municipal em Colégio Municipal "João Hassmann". A escola passou a atender, além da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o Ensino Médio.
Familiares de João Hassmann
  No ano de 1994, através de um programa do governo federal, a escola recebe da administração municipal, parte das instalações de um CAIC, sendo inaugurado em 1996, que permanece até os dias de hoje. Esta estrutura física faz parte dos diversos ambientes que compõem a estrutura maior do Programa PRONAICA, que tem por objetivo garantir à infância e à adolescência seus direitos fundamentais e seu desenvolvimento integral. 
Construção do CAIC
  Assim a escola recebeu o subprograma Educação Escolar, que é composto dos seguintes ambientes,dos quais conhecemos e usamos atualmente: 12 salas de aula; banheiros feminino e masculino; um refeitório; parte administrativa, laboratório de informática, laboratório de ciências; um anfiteatro e um ginásio de esportes coberto.

  Este novo espaço físico associado às mudanças no âmbito da educação, veio a proporcionar o fortalecimento de um movimento coletivo, direção, orientação, professores, alunos e pais em direção a uma prática mais integradora, um processo constante de busca de conhecimento, de criação, que exigia, a cada momento, a reflexão e interpretação da realidade.

  Em 20 de novembro de 2000, outro decreto municipal, determinou que o Colégio Municipal passasse a ser Escola de Educação Básica "João Hassmann".

  Atualmente a Escola oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio, contando com 670 alunos e aproximadamente 65 funcionários. Ao longo desta caminhada, houve grandes transformações, não somente na estrutura física e legal da escola, mas na realidade pedagógica também. 

  A cada dia toda a comunidade mobilizou-se em direção a concretização da melhoria do ensino oferecido as nossas crianças e aos nossos jovens, a partir de relações mais
democráticas e participativas. O desafio da mudança foi sendo, e é, assumido pela comunidade escolar, em direção à construção de uma ação educativa que de fato contribua para a formação integral dos nossos alunos. 

*Texto fornecido pela Direção Escolar

FOTOS ATUAIS DA ESCOLA
Lateral Oeste da escola

Pátio
                           
Anfiteatro
Acima: Mastro das Bandeiras e Biblioteca Monteiro Lobato




Ginásio

Hall do Ginásio
Torre de Sinais e da Caixa d'água. Localizada na parte Sul, é o ponto mais alto da escola.
Vista interna do Ginásio

Prédio antigo da escola


2 comentários:

  1. De acordo com a história, "O terreno foi doado pela Sra. Maria Hassmann, filha do Sr. João Hassmann."

    Porém algumas fontes revelam que, na verdade, o terreno foi VENDIDO e ainda com a condição de que entrasse na história como "doado".

    ResponderExcluir
  2. Será que você pode postar as fotos da apresentação do mês de abril ?? a apresentação porém, foi apresentada no dia 03/05/13.. Queria as fotos da apresentação do 3º ano e do 8º ano para registrar ! Obrigada. Agradeço desde já !

    ResponderExcluir