sexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Oficina de Iniciação em Vídeo e TV” Fia 2014

Uma parceria entre o Johas e a Associação Brusquense dos Profissionais de Comunicação/ABPC com o apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente/FIA de Brusque realiza a “Oficina de Iniciação em Vídeo e TV”. O público-alvo são estudantes entre 6°, 7°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e os encontros estão sendo ministrados até dezembro no contraturno das aulas.
A “Oficina de Iniciação em Vídeo e TV” tem o objetivo principal de despertar o interesse dos participantes por novos formatos midiáticos, por meio de ações capazes de aproximar a juventude da produção audiovisual. Neste contexto, a instrumentalização e capacitação para o uso de ferramentas de captação de imagens, conhecer estilos de roteiro, formas de edição entre outros fatores que envolvem o trabalho em vídeo podem despertar novas ideias e conceitos, contribuindo na transformação da sociedade, oferecendo alternativas para a superação de problemas sociais. A metodologia está alicerçada no estudo dos recursos de gravação em áudio e vídeo, além de ferramentas para a formatação de texto, estrutura da notícia, pesquisa sobre fontes de informação, construção de roteiros, conceitos de fotografia, planos de câmera, iluminação, direção, formatos audiovisuais e internet, edição e revisão, construção e composição de entrevistas, redes sociais e tecnologia voltada à Educação. A oficina é dividida em aulas teóricas e práticas, além da produção de vídeos que serão veiculados na TV Comunitária e apresentados na escola.
Um dos diretores da equipe gestora da EEB João Hassmann, Airton Antunes Rodrigues dos Santos, comenta a iniciativa. “Uma forma diferente de, através da escola e desse projeto, resgatar a autoestima desses alunos que tem dificuldade de aprendizagem”, analisa. Jaqueline Schimidt de Oliveira do 8°A, diz que o projeto é interessante porque trás diferentes opiniões. “O projeto é interessante porque a gente aprende coisas novas e diferentes como vídeos, imagens em movimento, filmes e opiniões. Uma forma diferente da gente se sintonizar com as outras coisas”, comenta. Já Andreza Schmit do 6°B conta que “é legal. Aprendi coisas novas. Aprendi o que eu não sabia. Tenho vontade de continuar participando para fazer as coisas, a produção, e acreditar nas próprias ideias”.
O cinegrafista Adriano Machado, integrante da ABPC, diz que a proposta da oficina é a utilização consciente do tempo livre do adolescente para a produção de vídeo em torno da comunidade. “Estimular os jovens a compartilhar ideias e produzir os próprios conteúdos é uma maneira de desenvolver a criatividade e ocupar o tempo livre. Trabalhar com vídeo e TV é trocar informação com a comunidade”, explica. Neste contexto, o comportamento social do adolescente passa por um momento de reflexão individual e coletiva, espaço esse onde ele pode dar sentido aos seus pensamentos e diminuir a dispersão, como explica a jornalista Vandreza Amante Gabriel. “Uma oportunidade de construir em grupo um novo olhar para o audiovisual de maneira participativa, estimulando a discussão sobre Comunicação Social para contribuir com futuras mudanças do cenário atual na cidade. A Educomunicação contribui para essa releitura ao transformar o olhar”, afirma.

Mais informações:
EEB João Hassmann (47)3351.2923 Diretor Airton
(47)9112.2171 Adriano e (47)9613.7515 Vandreza

Nenhum comentário:

Postar um comentário