sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fósseis


Trabalho realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Geografia
Professora: Zelir

Fósseis: são os remanescentes de plantas e animais preservados nas rochas. São considerados fósseis restos de um organismo, como a impressão desses organismos na rocha. A maioria dos organismos mortos se decompõe-se ou é comida por predadores. Para que aconteça a fossilização, é necessário que haja soterramento rápido por sedimentos. O organismo degrada-se, mas as partes mais duras – ossos, dentes e conchas, por exemplo – podem ser preservadas e endurecidas por minerais originários dos sedimentos. Também ocorre fossilização quando as partes duras do organismo são dissolvidas mas fica uma impressão, chamada molde. O molde é preenchido por minerais criando um contramolde do organismo. O estudo dos fósseis (paleontologia) não mostra somente como evoluíram as formas de vida mas ajuda também a revelar a história geológica da Terra. Exemplo: na datação dos estratos rochosos.


Material utilizado: argila, folha e galhos de árvores, polvilho

Procedimento da aula:

1 – Com argila molhada, formaram um “disco” de três centímetros de altura.
2 – Sobre o “disco” de argila os alunos colocaram o objeto a ser fossilizado e apertaram bem.
3 – Espalhar o polvilho sobre a superfície da argila e do “fóssil” e cobrir o objeto com um segundo “disco” de argila seca.
4 - Apertar bem um “disco” de argila sobre o outro, cuidando para não deixar falhas.
5 – Deixar a argila secar por alguns dias.
6 – Pronto. Separando os discos de argila, podemos identificar os tipos de “fósseis” parecidos com os encontrados na natureza; no primeiro deles estará o molde fóssil e, no outro, o contramolde, onde está a marca fóssil.

Fonte: Revista Nova Escola. São Paulo, out. 1995. p 23.

Veja abaixo algumas fotos dos procedimentos:



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário